Nasce a Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Emissões e Relatórios Sócio-Ambientais – ABRAVERI

No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, foi fundada a ABRAVERI – Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Relatórios Socioambientais.

A instituição tem o objetivo de participar e dar o suporte de seu conhecimento técnico nas questões relativas às emissões de gases causadores do efeito estufa. Seu foco será na regulação de atividades e no estabelecimento de padrões de qualidade que assegurem, tanto aos atores envolvidos como à sociedade como um todo, que as declarações e inventários de emissões sejam completas e consistentes. Entende-se que isto fundamenta a integridade ambiental de um mercado em franco crescimento e contribui para a consolidação de uma economia de baixo carbono no país.

Os meios almejados para o objetivo são o de promover o apoio e colaboração com os poderes públicos federais, estaduais ou municipais, associações, universidades, organismos não governamentais e outras entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, para promover a troca de informações, compartilhar as dificuldades e propor soluções viáveis destinados ao aperfeiçoamento da verificação e certificação de inventários de emissões de gases de efeito estufa e relatórios socioambientais.

As associadas fundadoras são as empresas: Green Domus Desenvolvimento Sustentável, Ibope Ambiental, KPMG, RINA e SGS. A diretoria tem mandato de dois anos e é composta por Nino Bottini – presidente, Shigueo Watanabe – vice-presidente, Ricardo Zibas – diretor administrativo e Fabian Gonçalves – diretor técnico.

“A ABRAVERI congrega algumas das mais importantes empresas do mercado de verificação de inventários de emissões e surge para apoiar tecnicamente as ações regulatórias e compromissos privados com as emissões de gases estufa tendo em vista a manutenção de padrão internacional de qualidade dos relatos de emissões em um ambiente em que cada vez mais empresas querem conhecer e mitigar suas emissões”, argumenta Bottini.

“A regulamentação que já começou a surgir em vários níveis irá definir os horizontes de longo-prazo das emissões, por isso, o momento é único e a organização das empresas especializadas através da ABRAVERI, fundamental para o sucesso na transição da economia de baixo carbono. Encorajamos a todos os players a entrar para a Associação”, defende Watanabe.

A Diretoria da ABRAVERI estará presente essa semana no evento promovido pelo INMETRO para tratar da Acreditação de Empresas para Verificar Inventários de Efeito Estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol, no Rio de Janeiro, no dia 12. Em 24 de junho, a Associação estará em Brasília na Reunião do Comitê Técnico do Plano Indústria (CTPin), em Brasília.

A Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Relatórios Socioambientais está disponível para atender a imprensa. As empresas que tiverem interesse em se associar, devem enviar e-mail para felipe@abraveri.org.

Sobre Neutralize Carbono

Empresa especializada em projetos de gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Esse post foi publicado em Novidades e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s