Sustentabilidade na saúde: a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Por Amanda de Freitas

Ao contrário do que muitos pensam, não são só os pacientes que precisam de saúde. Os hospitais também. Por isso foi criada em 2011 a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), que tem como objetivo promover a saúde pública e ambiental, assim como a redução da pegada ecológica da assistência à saúde.

Com o apoio de diversas organizações que representam mais de 3.500 hospitais nos seis continentes, a rede se propõe a oferecer apoio a iniciativas em todo o mundo, visando promover maior sustentabilidade e saúde ambiental no setor, assim fortalecendo os sistemas de saúde em nível global.

Sabemos que há uma crise entre a saúde pública e o meio ambiente onde ambos estão entrelaçados entre si, com um poder destrutivo. À medida que ocorre a deterioração ecológica incidem simultaneamente um fortalecimento dos vetores de doença, exigindo uma responsabilidade ainda maior desse setor.

A Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis é um projeto da Saúde Sem Dano, que é uma aliança internacional de mais de 473 organizações em 53 países que trabalham para transformar o setor do saúde. A AGHSV servirá como uma plataforma virtual para todos os membros (hospitais e sistemas de saúde) que decidirem seguir e a desenvolver a Agenda Global que tem como objetivo, promover sustentabilidade nas ações do dia a dia e a saúde ambiental no setor e assim fortalecer em nível global.

O projeto tem 10 áreas foco: Liderança, Substâncias Químicas, Resíduos, Energia, Água, Transporte, Alimentos, Produtos Farmacêuticos, Edifícios e Compras. A política do plano define que os hospitais podem começar atendendo  dois ou três objetivos iniciais, assim realizando e planejando suas próprias estratégias e prioridades de acordo com seu cotidiano, buscando sempre a interação destes objetivos. A cada objetivo alcançado os hospitais poderão registrar seu avanço por meio de resultados mensuráveis na comunidade virtual, assim compartilhando as melhores práticas para solucionar cada desafio.

Essa agenda tem o intuito de promover políticas de redução de resíduos, gestão de eficiência energética, políticas de compras como também o bem estar desses membros perante a sociedade, buscando um sistema de saúde com qualidade, ambientalmente correto e ainda com economia financeira. Ganha a saúde, o meio ambiente e a sociedade.

Amanda de Freitas é gestora ambiental e analista de negócios da Green Domus. 

Sobre Neutralize Carbono

Empresa especializada em projetos de gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Esse post foi publicado em Novidades e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s