Rock in Rio terá emissões de CO2 Neutralizadas

Estima-se neutralizar cerca de nove mil toneladas de gases geradores do efeito estufa 

Rock in Rio

Neutro em carbono! Assim será a edição do Rock in Rio 2013, maior festival de música e entretenimento do mundo e em conformidade com o compromisso assumido pela organização desde 2006, de lá para cá todas as suas edições foram neutras em carbono. Nesta edição, a mitigação dos gases geradores do efeito estufa será feita com o apoio da Neutralize Carbono, empresa pioneira na neutralização de emissões com créditos de carbono no Brasil. Ao todo, estima-se que durante os dias de realização do evento, sejam neutralizadas cerca de nove mil toneladas de CO2eq.

Segundo Henrique Mendes, gerente de negócios da Neutralize Carbono, o volume é extremamente representativo. “Se pensarmos em uma medida de comparação ou métrica visual, podemos atribuir as emissões de nove mil toneladas à menos 159 mil viagens de avião entre Rio e São Paulo, menos 22.600 viagens do Rio à Lisboa ou ainda 1.750 carros retirados das ruas durante um ano”, exemplifica.

Para se chegar ao número final, a organização contratou uma Consultoria para fazer o inventário final de emissões, que são calculadas com base no consumo de eletricidade e combustíveis, além do tratamento de resíduos, deslocamento local do público, das bandas e o transporte dos equipamentos dos músicos. Também são somados os deslocamentos da organização, parceiros, lojistas, fornecedores e ainda o transporte de carga.

 “É um evento de grande porte e como tal tem uma grande quantidade de carbono sendo gerada diariamente. É um grande prazer para a Neutralize Carbono poder trabalhar nesta iniciativa promovida pelo Rock in Rio. Certamente esta ação irá inspirar outros a tornar seus eventos mais responsáveis e menos impactantes em termos ambientais. Acima de tudo, é extremamente gratificante saber que oferecemos uma solução que atende aos critérios de confiabilidade e segurança que o evento exige”, afirma Mendes.

Para realizar a neutralização destas emissões, foi feita a alocação definitiva de créditos de carbono de um projeto ambiental certificado. O projeto que gerou os créditos fica na cidade de Porto Feliz, São Paulo, e consiste na substituição do uso de combustíveis fósseis pelo uso da biomassa, um combustível renovável que gera energia limpa. “O projeto além de reduzir as emissões de CO2, reduz também a poluição do ar ao diminuir o uso de combustíveis fósseis na região. Além disso, ao realizar a compra de biomassa estimula-se este mercado, comprando um resíduo antes excedente e favorecendo assim a economia local”, finaliza Mendes.

Emissões

Sobre Neutralize Carbono

Empresa especializada em projetos de gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Esse post foi publicado em Novidades e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s