Teleton inova e tem gases de efeito estufa neutralizados

Logo Teleton

A edição deste ano do Teleton, que ocorreu em 25 e 26 de outubro, teve um toque a mais, além do recorde de arrecadação. A novidade é que 100% das emissões de gás carbônico (CO2), diretamente relacionadas à realização do evento, foram neutralizadas. Essa iniciativa foi realizada em parceria com a Neutralize Carbono, empresa especializada em projetos para cálculo e compensação de emissões.

Durante e após o evento, funcionários e voluntários da AACD, além dos organizadores, fizeram o levantamento dos dados necessários para efetuar o cálculo. Ao todo, foram estimadas cerca de 16 toneladas de gases de efeito estufa (GEE) a serem neutralizadas. O cálculo foi realizado com base nos critérios e preceitos da norma ISO 14.064. E, para efetuar a neutralização dessas emissões, seguiu-se o mais elevado critério de confiabilidade — a alocação de créditos de carbono de projetos ambientais certificados — na mesma proporção em que foram estimadas as emissões do evento, equilibrando assim o impacto ambiental.

Para a realização deste cálculo, foram identificadas as potenciais fontes de emissão de carbono (CO2) e, dentre elas, consideradas as seguintes atividades: transporte de máquinas e equipamentos para montagem do palco e cenários, transporte dos funcionários e colaboradores, transporte de pacientes/espectadores para o evento, consumo de energia elétrica, consumo de diesel em geradores de energia, consumo de gás de cozinha para o preparo das refeições e transporte das doações feitas pelas empresas parceiras.

Ao adotar essa iniciativa o Teleton dá um passo importante para tornar o evento ainda mais ligado à sustentabilidade. Ao estimular as doações financeiras de grandes empresas e aplicar estes investimentos nos hospitais e demais centros de atendimento, o aspecto socioeconômico aparece forte. E, iniciando ações como a neutralização das emissões de carbono, o evento passa a fortalecer seu pilar ambiental.

Sobre Neutralize Carbono

Empresa especializada em projetos de gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa.
Esse post foi publicado em Novidades e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s